Mecânica básica é ensinada até mesmo no CFC (Centro de Formação de Condutores), quando você está passando pelo processo de primeira habilitação. Para a pessoas que deseja se aprofundar, ainda assim não é o suficiente, já que são poucas aulas relacionadas a esse tema.
As aulas de “Noções Básicas de Mecânica”, ensinadas são importantes para que o motorista possa saber o que deve ser feito em caso de emergência, quando o carro quebra, por exemplo.
É comum a realização de reparos e consertos na garagem de casa, a fim de evitar pagar mais caro para um profissional realizar o serviço, entretanto essa pode ser uma prática muito perigosa. Por isso, caso veja que não dará conta do reparo em casa, procure um mecânico.
Procurar um profissional de confiança também não é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar, busque por referência, pesquise e compare as oficinas e serviços na sua região, procure indicações de amigos ou familiares e realize um orçamento.
Você tem costume de checar periodicamente como está a situação do seu carro? Muita gente ainda tem o hábito de verificar apenas quando vai viajar, mas não é só no momento de pegar estrada que você deve realizar uma manutenção preventiva no seu automóvel.
Ainda em casa, você mesmo pode fazer um check up de alguns itens como por exemplo: verificação das lâmpadas, luzes de freio e ré, luzes do painel, palhetas do limpador de parabrisa, além de conferir o nível de água do radiador, óleo, pneus, dentre outros.
Embora existam alguns reparos que devem ser realizados por um profissional, ainda assim é possível fazer alguns serviços na sua própria casa. Ficar atento na manutenção ajuda a evitar acidente e pode até mesmo gerar uma grande economia. Reunimos abaixo 10 dicas de manutenção simples que você pode realizar na garagem de casa. Mais uma vez, caso o proprietário não se sinta seguro em realizar o serviço, é recomendado procurar um mecânico de confiança.
1 – Luz de freio
Você pode realizar a troca de lâmpadas queimadas na sua garagem, basta ter os equipamentos certos. Geralmente por menos de R$ 50,00 você encontra uma lâmpada para repor a queimada, mas se não trocar poderá ganhar uma multa com um valor bem maior que isso.
Para realizar a troca será necessário uma chave de fenda e alguns encaixes/desencaixes. É muito importante gravar o local exato onde vai cada parafuso e encaixar a peça corretamente. Esse serviço também se aplica a luz do farol, setas, faroletes e até mesmo de lâmpadas internas.
2 – Água do radiador
A principal função do radiador é manter a refrigeração de todo o sistema e também garantir que o propulsor fique mais frio evitando superaquecimento e derretimento das peças como mostramos na matéria: Quando falta água no radiador o que acontece?
Nos veículos mais antigos é recomendado olhar diariamente pela manhã e nos mais novos pelo menos uma vez por semana. Verifique se há vazamentos, caso tenha, poderá trazer graves danos para o veículo podendo queimar as juntas, velas de ignição e em casos piores, poderá até mesmo fundir o motor. Sendo assim, além de identificar furos, realize uma limpeza no sistema e utilize sempre o líquido de arrefecimento e aditivos. Evite água de torneira.
3 – Verifique o assoalho
No Brasil, onde o asfalto é precário, deve-se tomar muito cuidado com o veículo em vias esburacadas. Caso você tenha passado por algum buraco profundo, análise para ver se algo soltou e verifique com frequência para que os danos não aumente e traga consequências mais graves.
4 – Filtro de ar + combustível
Você sabia que o filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível? Além disso, poderá causar um entupimento do sistema de alimentação e é por isso que deve ser substituído regularmente. Alguns motoristas usam ar comprimido, mas isso é recomendado ser feito de vez em quando. O correto ainda é a troca dele.
Agora, o de combustível tem a função de reter impurezas e assim como o de ar, o de gasolina também influencia na economia de combustível. Faça regularmente uma inspeção e realize a substituição de acordo com a sugestão do fabricante.
5 – Palhetas do limpador de parabrisa
As palhetas do limpador podem ser trocadas pelo próprio dono do veículo e não é algo difícil. As borrachas ressecam causando falhas, dificultam a visibilidade em dias de chuva e pode correr o risco de até riscar o vidro. Recomenda-se verificar o estado delas com frequência.
Não esqueça de olhar sempre o reservatório da água do limpador do parabrisa.
6 – Limpeza do ar-condicionado
O ar-condicionado por acumular muito pó, bactérias e micro-organismos. Em lojas físicas e pela internet você pode encontrar produtos exclusivos para a limpezas dele. A higienização do ar é fundamental para evitar riscos à saúde do motorista e de outros ocupantes.
7 – Rodízio dos pneus
Muitas oficinas realizam o rodízio de pneus e junto o balanceamento das rodas e alinhamento da direção. A troca dos pneus pode ser realizada pelo próprio motorista, basta ter um macaco e um kit de ferramentas.
O cuidado aqui deve ser tomado na hora de colocar o automóvel sob caveletes, evitando que ele caia caso o macaco solte.
8 – Escapamento
É recomendado realizar uma inspeção a cada seis meses apenas para verificar o estado do escapamento. O proprietário pode analisar como está os batentes, abraçadeiras e suportes. Um escapamento quebrado pode causar sérios riscos além de produzir ruídos.
9 – Bateria
Uma boa parte das baterias hoje são seladas, por isso não é necessário se preocupar com a água como antigamente. Se não for o seu caso, fique de olho para manter no nível correto. Verificar todo mês é o suficiente.
Por último, mas não menos importante, veja se os cabos estão conectados corretamente nos pólos e se estão limpos.
10 – Óleo do motor
Assim como na palhetas do limpador, a troca de óleo do motor também é simples. Checar e realizar a troca regular é fundamental para proteger e prolongar a vida do motor do seu carro.
Atente-se às características do óleo e siga as recomendações do fabricante e do manual do veículo.
Comentários